terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Webinario "Formação, participação cidadã na saúde e VER-SUS: que conexões?"



Debate nessa semana poderá ser acompanhado online!

Saúde e educação são direitos sociais públicos por definição constitucional no Brasil, e dever do Estado objetivando a igualdade - a partir da superação de desigualdades - no acesso a esses direitos por todos os cidadãos. Mas no contexto capitalista em que vivemos, direitos são transformados em produtos. Como garantir a universalidade destes direitos? Como constituir movimentos em defesa da saúde e educação públicas a partir das forças da juventude? Como lutar contra a reorganização de valores que contrapõe direitos públicos e privados?

Na próxima quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, a Rede HumanizaSUS vai promover um Webinário abordando essas questões sob a perspectiva da experiência do VER-SUS, uma imersão no sistema público de saúde a partir dos estágios e vivências no SUS com diferentes estudantes de graduação, pós graduação e movimentos sociais. Também serão abordadas as políticas públicas de saúde e educação no Brasil.

Para falar do tema, os estudantes universitários Allan Gomes de Lorena (Faculdade de Saúde Pública) e Renan Moser (Faculdade de Pedagogia), coordenador e vivente, respectivamente, do VER-SUS/SP, e a trabalhadora do SUS Fernanda Soncini, farão um bate papo em rede com chat aberto, mediado pela médica e docente (FSP-USP) Marilia Louvison.

Mais do que um debate teórico, o webinário é a produção do encontro entre estudantes que vivem na prática a saúde pública através do projeto VER-SUS e uma trabalhadora do SUS que recebeu vivências do VER-SUS em seu local de trabalho. Allan e Renan compartilharão sua experiência no ver-sus e na universidade, e também nos movimentos de saúde e de direitos de que fazem parte, e Fernanda exporá sua experiência enquanto trabalhadora da saúde que vivenciou as intervenções do ver-sus, refletindo sobre as modificações que as vivências provocaram na dinâmica do serviço.

Saúde e educação deveriam ser produtos oferecidos pelo capital ou direitos básicos oferecidos pelo Estado ao cidadão brasileiro? Há saídas e movimentos que venham construindo essa possibilidade de reflexão junto à juventude? Essas são questões que serão também debatidas nesta conversa.


PARTICIPE!!!

Quando: 09 de dezembro de 2015
Horário: 10h -12h
Onde: Na Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS
http://www.redehumanizasus.net/13180-sala-de-eventos-rhs


Saiba mais sobre nossos convidados:

Marilia Louvison é médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública - APSP

Allan Gomes de Lorena é sanitarista em formação pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e faz parte da comissão VER-SUS/São Paulo

Renan Moser é estudante de pedagogia da Faculdade de Educação da USP, e participante do VER-SUS/São Paulo

Fernanda Soncini é referência técnica da república terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá/SP 
 
 


Assista aos webinarios anteriores:

Chico Whitaker e convidados: https://www.youtube.com/watch?v=PbIomsoMCwU
O saber em saúde e o cuidado de si: https://www.youtube.com/watch?v=i_QPe_Vkflw
Educação popular e humanizasus: https://www.youtube.com/watch?v=mWKqtycqVJ4


 
Assista também ao 1º WEBESC (webencontro de saúde coletiva organizado pelo Professor de Gestão em Saúde Coletiva da UnB Gustavo Nunes de Oliveira, realizado entre alunos e professores da UnB, UFES, UFF, USP, UFRGS e UFG): https://www.youtube.com/watch?v=-xV8AxMYajw
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário