segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Exibição do filme "Quem Realmente Somos / Who We Really Are", de Paulo Alberton, nesta quarta-feira, dia 18/11/15

Quarta-feira, dia 18 de novembro de 2015, às 20hs, é o lançamento oficial do (lindo!) documentário "Quem Realmente Somos / Who We Really Are" de Paulo Alberton, no Espaço Cachuera. Após a exibição vai rolar um debate com convidados especiais e entrega dos DVDs aos apoiadores do projeto no Catarse. O Espaço Cachuera fica na Rua Monte Alegre, 1094, Cep: 05014-001, São Paulo/SP.



Sinopse do documentário

O brasileiro Mestre Roxinho põe em xeque sua visão tradicionalista da África quando se muda para a Austrália, em 2006, e começa a ensinar capoeira angola a um grupo de jovens refugiados africanos numa escola pública em Sydney. Produzido de forma participativa por Paulo Alberton, o documentário acompanha histórias incríveis de imigração e diáspora, que se desenrolam por entre rabos de arraia e versos de rap.



Encontro de diásporas africanas

Entre o início do século XVI e meados do século XIX, milhões de africanos cruzaram o oceano Atlântico e foram vendidos como escravos para os colonizadores portugueses nas Américas. Através dos séculos, para se fortalecer física e espiritualmente e enfrentar sua realidade opressiva, os escravos que vieram para o Brasil criaram a Capoeira Angola, assentada na cultura e na espiritualidade africana. Hoje, séculos depois, a Capoeira Angola atravessa outros oceanos e encontra jovens refugiados africanos na Austrália, curiosamente fechando uma espécie de ciclo, de volta às raízes africanas. As histórias de diáspora que se contam nesse ciclo e outras histórias de imigração, como a do diretor brasileiro, compõem a identidade da Austrália multicultural, onde mais de um terço da população nasceu fora do país. 



Fanpage do filme "Quem Realmente Somos / Who We Really Are": https://www.facebook.com/WhoWeReallyAre/

Site do Espaço Cachuera: http://www.cachuera.org.br/cachuerav02/

Nenhum comentário:

Postar um comentário