sábado, 16 de março de 2019

AvanSUS: o podcast sobre saúde pública, sobre saúde como direito



Existentes há mais de quinze anos, os podcasts vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda, ou seja, o ouvinte pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio (saiba mais em: Mundo Podcast - o que é um podcast).

Buscando nos aplicativos dos aparelhos celulares, você encontra podcasts sobre tudo...ou quase tudo! Tentando encontrar podcasts dedicados ao debate sobre saúde pública no Brasil, o sanitarista Marcos Andrey Dompieri descobriu que praticamente não existem programas sobre o tema* nesse espaço digital dos podcasts. Foi daí que veio a ideia de fazer um podcast pra discutir saúde pública, e num momento em que a compreensão da saúde como direito e conquista do povo brasileiro é crucial para que possamos SUStentar nosso sistema de saúde pensando na garantia da saúde como direito, e não como uma mercadoria.

A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), que há mais de 45 anos congrega trabalhadores, profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes que atuam no campo da Saúde Pública e Saúde Coletiva no Estado de São Paulo, bancou a ideia e daí nasceu o podcast AvanSUS: um podcast sobre saúde pública e sobre saúde como direito, pra defendermos e avançarmos nos direitos pelos quais vem lutando a sociedade brasileira há mais de cinquenta anos.

Ao Marcos se juntaram na equipe técnica Luiz Jorge Filho e Mariana Cóvo, graduandos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Rafael De La Torre, psicólogo e integrante da APSP, e eu, Débora Aligieri, advogada, blogueira e ativista.

O piloto, com a participação do Marcos e do Luiz, que nos contam um pouco mais sobre o podcast AvanSUS, já está no ar e pode ser ouvido nas seguintes plataformas: 



No dia 15 de março já gravamos o primeiro programa, um "papo de sanitaristas" delicioso com a graduanda em saúde pública Júlia Campos e o graduado Allan Gomes de Lorena, também autor do livro "Uma ou várias identidadeS para o sanitarista?" (resenha afetiva neste link: http://redehumanizasus.net/94820-uma-ou-varias-identidades-para-o-sanitarista-e-a-ocupacao-dos-espacos-de-formacao-e-trabalho-em-saude/). Além de conversarmos sobre a formação e a profissão do sanitarista, debatemos a difícil construção da identidade dos trabalhadores do SUS vinculados às Organizações Sociais de Saúde (OSS), que prestam serviços sob um modelo de saúde privada dentro de um sistema público de saúde, e ainda o desafio de estudar saúde pública num momento em que se aprofunda a crise do SUS, e de extrema repressão do Estado contra as mobilizações e lutas sociais. 

Imagens da gravação do podcast AvanSUS nº 1

Acompanhem, ouçam e compartilhem o nosso podcast AvanSUS, e vamos juntos defender o SUS e a saúde como direito de todos os brasileiros e brasileiras!

*Existe um podcast excelente sobre medicina, saúde, política e opinião, o Medicina em Debate, que também vale muito a pena acompanhar. A turma desse programa inclusive nos ajudou com dicas sobre como publicar o podcast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário