quarta-feira, 22 de junho de 2016

Diabetes é um problema de saúde pública mundial, afirma OMS

O número de adultos com ‪diabetes‬ quadruplicou no mundo em menos de quatro décadas para 422 milhões, e a doença está se tornando um grande problema em países mais pobres, é o que revelou o estudo temático da OMS publicado em 7 de abril deste ano de 2016.

Em um dos maiores estudos focado nas tendências do diabetes, os pesquisadores afirmaram que o envelhecimento da população e os crescentes níveis de obesidade pelo mundo significam que o diabetes está se tornando um desafio para a saúde pública mundial.

"Obesidade é o fator de risco mais importante para diabetes tipo 2 e nossas tentativas de controlar os crescentes números de obesidade não se provaram exitosas," disse Majid Ezzati, professor do Imperial College de Londres que conduziu a pesquisa da OMS.

"Se nós quisermos fazer algum progresso para conter o crescimento do diabetes, precisamos repensar nosso quotidiano: fazer alimentações saudáveis, ser fisicamente ativos, e evitar ganho excessivo de peso" afirmou Margareth Chan, Diretora-Geral da OMS.

"Mesmo nos piores cenários, os governos devem garantir que as pessoas sejam capazes de fazer essas escolhas saudáveis e que os sistemas de saúde sejam capazes de diagnosticar e tratar as pessoas com diabetes."

O relatório da OMS também revelou que metade dos adultos com diabetes no mundo em 2014 viviam em cinco países - China, India, Estados Unidos, Brasil e Indonesia.

(tradução livre)
  
Baixe aqui o relatório global sobre diabetes da Organização Mundial de Saúde:

em inglês: 

em espanhol: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário