segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Documentário Chomsky & Cia - análise da indústria da opinião pública no mundo

Noam Chomsky (1) possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. O documentário foca nos seus ideais políticos do filósofo e constrói um percurso complexo que revitaliza o uso de imagens de arquivo com montagens eloquentes e um pouco de humor, bem como entrevistas com intelectuais expositivas, longe de qualquer vício acadêmico. Mostra os ideais políticos, muitas vezes controversos, do linguista Noam Chomsky, destacando sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais.

Segundo o economista Ladislau Dowbor, este é um grande documentário apresentado na TVEscola, fantástica análise da indústria da opinião pública no mundo. 


Como os interesses privados de empresas multinacionais e os interesses políticos de certos setores da sociedade direcionam a criação de pautas nos noticiários, e como, pelos mesmos interesses, ocultam outras pautas, num processo de fabricação do consentimento, ou fabricação da verdade. O documentário mostra como funciona esse esquema de formação e dominação da opinião pública através das notícias (e das não notícias) e da publicidade indireta.

Capítulos: 
1 - 05:42 - Quem é Noam Chomsky 
2 - 08:35 - Lavagem cerebral e liberdade - Fabricação de consentimento 
3 - 36:40 - Pequeno Curso de Autodefesa intelectual 
4 - 55:43 - Camboja / Timor Leste - Duas Tragedias, Duas Medidas 
5 - 1:07:00 - Liberdade de expressão - Controversia entre Chomsky e Naquet sobre o caso Faurisson (Negação do holocausto judeo) 
6 - 1:17:25 - Contra a guerra no Vietnam. Contra a guerra no Iraque 
7 - 1:32:15 - O dia após a revolução; o papel do Estado 
8 - 1:35:30 - É possível classificar Chomsky? 
9 - 1:38:15 - A luta agora 




(1) Chomsky e a produção da verdade - texto de Jacques Bouveresse publicado em 04 de maio de 2010 no Le monde diplomatique Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário