segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Webinário: O saber em Saúde e o cuidado de si

Em março deste ano estive na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, realizada pelo Ministério da Saúde em Brasília. Além de conhecer experiências exitosas do Sistema Único de Saúde, raramente mostradas na mídia tradicional, conheci usuários do sistema e profissionais que inventam formas de ampliar e melhorar o acesso dos cidadãos brasileiros ao direito à saúde.


Além de parceiros de militância por uma saúde pública humanizada, encontrei lá novos amigos, pessoas com quem o contato me trouxe muitos questionamentos e reflexões, e crescimento como pessoa.


Ricardo Teixeira, médico sanitarista e professor da USP, companheiro da Rede HumanizaSUS, me apresentou seu colega, também médico e professor da UNESP, Antonio Pithon Cyrino, e me falou sobre sua pesquisa com os saberes dos portadores de diabetes tipo II, que resultou no livro Entre a ciência e a experiência. Uma cartografia do autocuidado no diabetes


Sem conhecimento sobre o modelo educacional de Paulo Freire, segundo o qual não há saberes superiores ou mais importantes - há saberes diferentes, comecei a ler o livro do Antonio para tentar descobrir o que poderiam saber esses pacientes, sem me dar conta de que eu era também uma dessas pessoas.


Embora eu seja portadora de diabetes tipo 1, me identifiquei bastante com os relatos dos portadores de diabetes tipo 2, e comecei a perceber que havia desenvolvido saberes ao longo dos meus 28 anos de diabetes.


Aproveitando a proximidade com o autor do livro, e por incentivo de outra colega da Rede HumanizaSUS, Rejane Alves, comecei a compartilhar as minhas reflexões à medida que surgiam com a leitura paulatina.


Antonio se prontificou imediatamente para uma conversa online ou ao vivo, e Ricardo sugeriu que este bato-papo ocorresse na Rede HumanizaSUS. Assim, com apoio da equipe de editores da RHS e da Política Nacional de humanização, realizamos em 15.08.14 o Webinário "O saber em saúde e o cuidado de si: Tudo que você queria saber e não sabia que já sabia".


Nenhum comentário:

Postar um comentário