quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CAMINHÃO DE CONTROLE CHEGA A PORTO ALEGRE

A iniciativa oferece testes e orientação gratuita sobre a doença para a população da região por onde passa.


A Medtronic, em parceria com a farmacêutica Bayer e a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), levam para o Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre (Av. Borges de Medeiros, 2035 - Praia de Belas), o Caminhão de Controle, projeto que visa orientar a população sobre o Diabetes, oferecendo testes gratuitos e material educativo.

A carreta fica estacionada no espaço nos dias 13, 14 e 15 de novembro, sexta a domingo, e estará aberta ao público entre 10h e 17h. Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes e a Medtronic intensifica seus esforços de conscientização durante o mês. Dentro do caminhão, o porto-alegrense conta com um tour educacional sobre o Diabetes com três estações diferentes: o Diabetes e seus números, o que significa ter um bom controle e opções de tratamento.

“Sabemos da necessidade de educar o paciente sobre o Diabetes, desde a identificação de sintomas até o diagnóstico, e a forma mais apropriada de tratá-lo. É perfeitamente possível que o paciente tenha uma vida normal, desde que possua as informações adequadas para conduzir seu tratamento”, explica Oscar Porto, presidente da Medtronic Brasil. “Iniciativas como o Caminhão de Controle são parte do nosso compromisso com essa necessidade, principalmente quando identificamos a dificuldade que os pacientes têm em fazer esse controle”.

O projeto tem a ambiciosa meta de testar 5 mil pessoas em quatro cidades até o fim de novembro, encaminhando os potenciais casos para os profissionais de saúde adequados. Em sua primeira parada, na cidade de São José do Rio Preto (SP), o projeto testou 643 pessoas, sendo que 45 delas estavam com níveis de glicose acima dos limites estabelecidos. Eles receberam as primeiras direções de uma equipe de profissionais da saúde e foram orientados a procurar um médico especializado. Depois de Porto Alegre (RS), o projeto segue para Curitiba/PR (20 e 21 de novembro no Boca Maldita) e volta para São Paulo, na região metropolitana (26 e 27 de novembro no SESC Itaquera).



Os números do Diabetes no Brasil

O Diabetes é uma doença crônica regida pelo conceito da Regra das Metades: metade da população com diabetes não sabe que tem essa condição. Dos que sabem, apenas metade recebe tratamento adequado. E do grupo com acesso a medicamento e serviço apropriado, metade não sabe controlar a doença e fica descompensado. No Brasil essa regra se confirma, segundo dados apresentados no Global Diabetes Summit, organizado pela Federação Internacional de Diabetes (FID) em abril, em Bogotá.

O País lidera a lista dos países latinos com maior população com diabetes (11,9 milhões), e é o quarto com maior número de pacientes do mundo, perdendo para a China (98,4 milhões), Índia (65,1 milhões) e Estados Unidos (24,4 milhões). Em 2035, a FID estima que o Brasil terá 19,2 milhões de diabéticos diagnosticados. Pela Regra das Metades, o número real de pessoas com diabetes no Brasil pode chegar a quase 40 milhões.


Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.


ADJ – Informações à imprensa

Animapress
Vanessa Pirolo – vanessapirolo@animapress.com.br
Tel. (11) 2063-7638 / 99387-2603

Nenhum comentário:

Postar um comentário