terça-feira, 26 de agosto de 2014

Blogs são ferramentas de apoio na promoção da saúde

Karen Santo Athie, Sebástian Freire e Débora Aligieri
 
A Enfermagem invadiu o mundo virtual. Pelo menos é assim que identificaram os palestrantes Karen Santo Athie, Sebástian Freire e Débora Aligieri, durante a mesa redonda “Blogueiros da Saúde: Uma Experiência que deu certo”, ocorrido na sala Marajoara, em 07.08.2014. Com coordenação da vice presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Irene do Carmo Alves Ferreira, os palestrantes apresentaram casos em que a internet e os blogs serviram como extensão do atendimento a saúde.
 
 
“O blog hoje é muito mais que uma simples ferramenta de divulgação de conteúdos mas sim um novo olhar, uma nova forma de promover saúde e suas diversas formas de interação”, afirma Sebástian Freire, que é enfermeiro e atua na secretaria de saúde do Rio de Janeiro. 


Karen Santo apresentou o avanço na internet e o crescimento das enciclopédias virtuais na área da saúde. “Elas se tornaram infinitas, não são mais limitadas como as enciclopédias impressas”, afirma.

 
 
Segundo, Débora Aligieri, do fórum Diabetes e Democracia, “as redes virtuais são também uma forma de fortalecer a relação entre o usuário dos serviços de saúde e os profissionais da saúde, além de propiciar o conhecimento das necessidades dos pacientes através deles próprios”.

 
Os palestrantes incentivaram os participantes a serem mais atuantes nas redes, ampliando a produção científica, para além dos artigos científico, relatando também ações realizadas em suas unidades de atendimento.
 
Fonte: 17º CBCENF

 
 
As redes virtuais de fato uma forma de fortalecer a relação entre o usuário dos serviços de saúde e os profissionais da saúde, além de propiciar o conhecimento das necessidades dos pacientes através dos próprios. Mas pra isso, ainda é preciso trilhar um longo caminho de valorização dos conhecimentos práticos dos pacientes, muitas vezes ignorados em publicações sobre saúde. Uma das formas de se fazer isso é colocar em pauta a voz dessas pessoas nos debates sobre saúde, como ocorreu na nossa mesa de blogueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário