sábado, 19 de fevereiro de 2022

Cirurgia metabólica para DM2: inscrições para relatar experiência à Conitec até 21/02

 

 
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do Ministério da Saúde abriu inscrições para pacientes que queiram contar sua experiência com a cirurgia metabólica para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 (DM2), como parte do processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Nesta etapa prévia à recomendação de incorporação ou não incorporação da tecnologia ao SUS, uma pessoa é convidada para apresentar o seu relato na reunião da Conitec no espaço chamado "Perspectiva do Paciente", cuja finalidade é oferecer a visão do usuário do SUS no enfrentamento das mais diversas condições de saúde. A proposta visa estimular a participação social no processo de ATS, importante por agregar recursos relacionados à vida real na avaliação feita pela Conitec.

Para participar, o interessado deve inscrever-se na chamada pública nº 01/2022, por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1YS5NpXVHkJTgL9Mm0gh8ccO8ruZzIu4ERe6YDSvAThM/viewform?edit_requested=true. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2022, às 23h59min (horário de Brasília).

Pacientes, cuidadores, familiares ou tutores podem inscrever-se. Qualquer pessoa pode participar, assim como associações também podem indicar um representante. No entanto, os interessados deverão ter vivência direta com a cirurgia metabólica para tratamento de DM2, e as inscrições serão aceitas somente por indivíduos, ou seja, por CPF. Serão priorizadas as inscrições de pessoas que já realizaram o procedimento cirúrgico analisado pela Conitec.

Serão escolhidos um representante titular e um suplente. A escolha dos representantes será feita coletivamente entre todos os inscritos, caso o número de inscrições seja menor que 30. Na hipótese de não serem indicados o titular e o suplente até a data estipulada pela Secretaria-Executiva da Conitec, ou nos casos com 30 inscrições ou mais, será realizado sorteio para preenchimento das vagas, em reunião on-line a ser agendada com todos os inscritos.

O regulamento completo para participação está disponível no portal da Conitec no endereço:http://conitec.gov.br/perspectiva-paciente 
 
 

 
Inscreva-se! Sua participação pode contribuir para que a cirurgia metabólica seja oferecida no SUS como parte integrante do tratamento para DM2 pelo sistema público de saúde.

Fonte: Conitec

4 comentários:

  1. Olá bom dia!
    Quando haverá novas inscrições para está tão sonhada Cirurgia metabólica para DM2?
    Tem como mandar para o meu e-mail? luciabatistaalves0802@gmail.com
    Aguardo retorno, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Olá, companheir@! A chamada pública era para convidar pacientes interessados em compartilhar sua experiência com a cirurgia metabólica com a Conitec, órgão do Ministério da Saúde responsável pela incorporação de novas tecnologias ao SUS. A oferta deste tipo de tratamento para portadores de diabetes tipo 2 em todo o Brasil ainda está em análise. Caso seja incorporada, compartilho a notícia por aqui, acompanhe as publicações do blog! Abraços, e obrigada pela leitura e comentário.

      Excluir
    3. Bom dia!
      Bom, estou passando por um situação complicada, pois recentemente perdoe minha irmã e meu sistema imunológico está muito abalado, e desde então o diabetes não baixa, e sem contar que sinto dores pelo corpo todo, são dores por 24 horas sem sessão. E está diabetes está me matando todos os dias. Eu preciso com urgência desta cirurgia bariátrica. Aguardo retorno urgente meu e-mail luciabatistaalves0802@gmail.com obrigada.

      Excluir