segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Videconferências CONITEC - Perspectivas e inovações no desenvolvimento de diretrizes

Caros amigos e caras amigas da rede.
 
Logo mais, na parte da tarde, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS promove mais um debate interessante no programa "CONITEC em evidência" (texto abaixo), desta vez falando sobre diretrizes clínicas, que são uma espécie de orientação fundamentada para o tratamento e cuidado terapêutico das mais variadas condições de saúde. 
 
Embora o programa se direcione mais para gestores e trabalhadores, nós usuários do SUS também podemos assistir e participar fazendo perguntas, e entender melhor como essas diretrizes são desenvolvidas e de que forma podemos constribuir para a construção dessas orientações para o nosso próprio cuidado, ou seja, de que forma podemos participar da construção da política pública de saúde.

E por falar em diretrizes, nos Cadernos da Atenção Básica do Ministério da Saúde (acessíveis através deste link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php) encontramos inúmeras delas já em aplicação no Sistema Único de Saúde. No caderno 35 encontramos as diretrizes relacionadas às estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, e no caderno 36 para pessoas com diabetes mellitus. Recentemente a CONITEC debateu uma nova proposta de diretriz para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 1 com indicação de uso de análogos de insulina de ação rápida (acesse o relatório de recomendação do PCDT de diabetes tipo 1: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2017/Relatorio_PCDT_Diabetes_tipo_1__CP__2017_1.pdf).

Como é explicado no relatório acima mencionado, "Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que visam a garantir o melhor cuidado de saúde possível diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Podem ser utilizados como material educativo dirigido a profissionais de saúde, como auxílio administrativo aos gestores, como parâmetro de boas práticas assistenciais e como documento de garantia de direitos aos usuários do SUS".
 
Que tal então entender um pouco mais sobre as diretrizes clínicas baseadas em evidências? Acompanhe o programa da CONITEC!
 
 



Hoje, dia 06/11, das 16h às 17h, acontece a 16ª videoconferência do programa CONITEC em Evidência de 2017. O tema “Perspectivas e inovações no desenvolvimento de diretrizes” será apresentado por Maicon Falavigna, médico pesquisador do Hospital Moinhos de Vento e do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, diretrizes clínicas são documentos contendo recomendações sobre intervenções em saúde, sejam essas clínicas, de saúde pública ou de política de saúde. As diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas são construídas por meio de uma revisão minuciosa da literatura e da avaliação de benefícios e danos de diferentes opções na atenção à saúde.

A utilização dessas diretrizes, além de facilitar o acesso à informação de melhor qualidade sobre uma doença ou agravo, fornece subsídios à tomada de decisão, tanto para o profissional de saúde quanto para o gestor, sendo, portanto, elemento importante para qualificar a assistência prestada e padronizar condutas frente a situações clínicas específicas.

Para participar do Conitec em Evidência, siga as instruções abaixo:

Caso queira assistir do seu computador

A videoconferência será transmitida ao vivo pela Internet, por meio deste link.
Recomenda-se utilizar o navegador Internet Explorer.
Para realizar perguntas e fazer comentários durante a transmissão, envie e-mail para conitec.evidencia@saude.gov.br ou pelo Twitter.

 
Caso tenha equipamento de videoconferência disponível

Para receber as instruções de acesso, favor enviar mensagem para conitec.evidencia@saude.gov.br, com as seguintes informações:
- Nome da instituição;
- IP do equipamento;
- Nome do técnico de suporte local;
- Contato do técnico de suporte local (e-mail e telefone).
 
Fonte: CONITEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário